Fatores que ajudam na escolha do seu treino

Você escolhe seu treino pelo gasto de calorias que ele promove no momento?! Tire esta ideia da sua cabeça!

Você sabe qual seria a melhor sequencia para o seu treino?

Basear seu treino ou sua dieta pelo número de calorias é um erro grave fadado ao fracasso! Isto porque nosso organismo é muito complexo e várias coisas estão envolvidas no processo de emagrecimento e manutenção de uma boa composição corporal, tais como a taxa metabólica basal, equilíbrio hormonal, consumo de oxigênio, queima residual de gorduras, papel funcional dos alimentos, etc.

Hoje vou falar um pouco do papel da atividade física para que você obtenha o maior proveito dela em um menor tempo.

A frequência mínima de treino para se obter resultado seria pelo menos 3 vezes por semana. Se fizer 5 ou 6 vezes, excelente! Mas em ambos os casos deverá ter a orientação de um médico, profissional educador físico e nutricionista para que você faça a coisa correta. Tanto o sedentarismo quanto o excesso de atividade física são prejudiciais à saúde! Inicialmente você pode achar “supérfluo” o custo com estes profissionais, mas através da orientação conjunta deles é que você otimizará seu treino no menor tempo possível, e o mais importante, sem arriscar a sua saúde!

Para você obter o melhor resultado, o ideal é realizar os dois tipos de exercícios no seu programa de treinamento:

  • Aeróbicos: aqueles que usam oxigênio no processo de geração de energia dos músculos, que durante o exercício trabalham de forma rítmica e por um longo período de tempo e intensidade leve a moderada, ex.: andar, correr, nadar, pedalar, etc. Principais benefícios: melhora a oxigenação dos tecidos, fortalece os músculos da respiração, aumenta as enzimas que queimam as gorduras, aumentam o número e performance das mitocôndrias (unidades geradoras de energia), acelera o metabolismo, aumenta o número de glóbulos vermelhos no sangue, melhora a circulação sanguínea entre outros
  • Anaeróbicos: cuja geração de energia independe do oxigênio, onde os músculos trabalham em movimentos rápidos (curto periodo de tempo) e intensos, ex.: musculação, saltos, flexões, abdominais, agachamentos, levantamento de peso, provas de velocidade, etc.). Principais benefícios: constrói e mantém massa muscular magra, acelera o metabolismo (quanto mais massa muscular, mais acelerado o metabolismo!), aumenta a resistência e densidade óssea, reduz a gordura corporal, modela o corpo, entre muitos outros

Caso você opte em treinar 3 vezes por semana, o ideal é iniciar pelo treino de maior prioridade para você naquele dia. Isto quem vai dizer é o médico que fizer sua avaliação. Neste caso ele dará as diretrizes para que o educador físico possa planejar melhor o seu treino. 

VISITE-NOS: Rua Dom José Tomaz, 1007
Tirol - Natal, RN

ESCREVA-NOS: [email protected]

LIGUE-NOS: (84) (84) 3611-3400
(84) 99192-9858