Como o estilo de vida interfere no risco de câncer

ESTILO DE VIDA é o fator de risco comum sempre associado ao desenvolvimento de câncer, incluindo uso de TABACO, ÁLCOOL, DIETA INADEQUADA, INATIVIDADE FÍSICA, exposição ocupacional (asbesto, por exemplo), carcinógenos ambientais (ex: a poluição do ar interior), radiação (ultravioleta e radiação ionizante), e algumas infecções (tais como a hepatite B ou infecção pelo vírus do papiloma humano).

Principais fatores de risco para o câncer que podem ser evitados (está em suas mãos!)

  • TABAGISMO: responsável por 1,8 milhões de mortes por câncer por ano no mundo.
  • SOBREPESO/ OBESIDADE e SEDENTARISMO: este conjunto é responsável por 2,8 milhões de mortes por câncer por ano!

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA, 2006), a DIETA é considerada como um dos fatores modificáveis mais importantes para o risco de doenças não transmissíveis. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 80% dos casos de doenças coronarianas, 90% dos casos de diabetes tipo 2 e 30% dos casos de câncer poderiam ser evitados com mudanças nos hábitos alimentares, níveis de atividade física e uso de produtos derivados do tabaco.

Uma alimentação inadequada, com alimentos altamente refinados e processados, e pobre em frutas, legumes e verduras está associada ao aparecimento de diversas doenças como aterosclerose, hipercolesterolêmica, hipertensão arterial, doença isquêmica do coração, infarto agudo do miocárdio, diabetes mellitus e câncer.

Fonte: Instituto Nacional do Câncer - Ministério da Saúde

VISITE-NOS: Rua Dom José Tomaz, 1007
Tirol - Natal, RN

ESCREVA-NOS: [email protected]

LIGUE-NOS: (84) (84) 3611-3400
(84) 99192-9858